segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nota Positiva Para Colóquio Organizado Pela Associação de Pais




A nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação, em conjunto com as Associações de Pais das escolas Eça Queirós e Cego do Maio organizaram no passado dia 20 de Janeiro, o Colóquio “Tu (já) és um produtor de conteúdos. Consegues (também) ser um criativo?” – A comunicação nas redes sociais e blogues com a presença de João Paulo Meneses.

Neste colóquio informal, João Paulo Meneses tentou sensibilizar os alunos para as enormes vantagens de passarem de produtores a criadores. “Hoje somos todos produtores. Mas poucos são criadores”.
A internet, com as redes sociais e blogues, é uma mais-valia para que as crianças e jovens possam tirar proveito da sua criatividade. Através do Facebook (a rede social mais utilizada), os jovens podem mostrar do que são capazes, das suas aptidões. No passado. o chamado produtor era alguém considerado privilegiado. Com o aparecimento da Internet tudo se alterou. Passamos também a ser produtores. É preciso ter a consciência de que existe um novo modelo, um novo paradigma de que os tempos são diferentes. Publicar é muito importante! A tendência é para aumentar a publicação, até atingir a saturação! Podemos e devemos ser criadores: escrever, fotografar, filmar, montar, desenhar, mostrar todas as nossas mais valias e a Interne é o veículo ideal para divulgarmos esses mesmos trabalhos. Através da Internet, grandes nomes da música, das artes, etc. se deram a conhecer. 
As ferramentas utilizadas na Internet também nos servem para conseguirmos saber mais sobre o que nos interessa e para conseguirmos mostrar o que sabemos fazer.

O debate foi motivador na medida em que alguns jovens apresentaram as suas dúvidas e diferentes opiniões.

Como sempre, os alunos da Escola EB 2.3. de Beiriz marcaram presença e portaram-se ao nivel deste colóquio, colocando questões muito interessantes e receberam dos oradores presentes os maiores elogios.


O balanço geral foi positivo já que ficou a certeza que “Tu (já) és um produtor de conteúdos…”

Sem comentários: